quinta-feira, julho 02, 2009

Por que água mineral (engarrafada) tem data de validade?

Faz sentido que o leite tenha um prazo de validade. O consumidor tem direito de saber até quando pode consumir um produto. Acontece que poucas pessoas pensam em água como "perecível". Já reparou que uma garrafinha de água tem data de validade? Mas enfim, a água realmente estraga?

O mérito vai para o estado de New Jersey (NJ), nos EUA, que em 1987 aprovou uma lei obrigando que todos os produtos vendidos tivessem uma data de validade de no máximo dois anos depois da data de fabricação. Devido a esta lei, fabricantes de água engarrafada acharam melhor economizar na logística e no processo de engarrafamento. Já que seriam obrigados a marcar a validade da água para o estado de NJ, resolveram marcar todas as garrafas produzidas, independente do seu destino.

A Food And Drug Adminsitration (FDA) nunca estabeleceu limites ou prazos para o consumo da água engarrafada, desde que fosse produzida conforme a regulamentação e a garrafa fosse devidamente selada. Claro que faz sentido... afinal de contas... é apenas água! O estado de NJ logo pecebeu a mancada e complementou a lei com emendas que retiram a restrição para água engarrafada. Mas a indústria já havia se conformado à norma há tanto tempo que não fazia sentido gastar mais dinheiro e mudar novamente a linha de produção. A maioria simplesmente continuou assim.

Mas não se iluda!
Água que passou da data de vencimento pode não estragar e continua potável... entretanto, isso não significa que ela fique melhor com o tempo. Não se trata de vinho!

O plástico usado na garrafa, conhecido como Polyethylene Terephthalate -- as famosas garrafas PET -- possuem poros microscópicos. Os poros não são grandes o suficiente para que a água escape, mas permite a entrada de outras moléculas. Ao deixar aquelas garrafinhas guardadas por muito tempo, seja na geladeira ou numa caixa no porão, certamente irá notar um certo "gostinho diferente".

Então, não se assuste. Água vencida não mata. No máximo, depois de alguns anos, não vai mais ter aquele gosto refrescante de água mineral.

Fonte original: http://blogs.static.mentalfloss.com/blogs/archives/26866.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário