quinta-feira, outubro 22, 2009

Desvendado o mistério da Mona Lisa

O sorriso da Mona Lisa já foi estuado por diversos cientistas curiosos. Em alguns momentos, ela parece estar sorrindo e em outros parece estar com semblante sério.

Estudos recentes revelam a fonte do mistério dessa pintura. Estudos anteriores, já havia comprovado que o sorriso da Mona Lisa é mais percebido quando observado pela visão periférica -- ao invés do olhar direto. Isso ocorre porque nossos olhos não processam a informação visual de forma constante. As terminações nervosas da retina nem sempre interpretam a mesma luz do mesmo modo em momentos diferentes. As células da retina formam grupos que mandam sinais diferentes para partes diferentes do cérebro -- informações como o tamanho, luminosidade e claridade do objeto observado. As vezes, um grupo de células predomina sobre outro para enviar essas informações e você pecebe um "sorriso". Outras vezes, outro grupo de células predomina e você percebe um olhar de "seriedade".

O verdadeiro truque é como Da'Vinci conseguiu pintar o rosto da Mona Lisa numa margem tão próxima entre as duas percepções (sorriso e seriedade) que até mesmo a menor variação sensorial no olho humano é capaz de mudar levemente a figura dela.

Fonte original: http://www.newscientist.com/article/dn18019-mona-lisas-smile-a-mystery-no-more.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário